0 Além de concreto e alvenaria, quais outros tipos de sistemas estruturais posso usar?

Bem interessante essa matéria que li na Uol com Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz que são arquitetos formados pela FAU-USP e sócios do escritório Forte Gimenes Marcondes Ferraz - FGMF, segue abaixo...

O light steel frame é composto por perfis leves
de aço galvanizado dobrados a frio que formam
uma "gaiola" onde os outros componentes da construção são anexados

Os sistemas de frame, muito comuns nos Estados Unidos há 200 anos, têm surgido no Brasil com mais força na última década por conta do aumento da demanda na área de construção, aliado à necessidade de métodos mais rápidos de execução das obras, além do próprio custo de mão de obra, que está mais caro. Os sistemas de frame, podem ser de diversos materiais, sendo os mais comuns a madeira (wood frame) e o metal (steel frame). Haviam sido introduzidos no sul do Brasil há décadas pelos imigrantes, e em alguns locais dessa região ainda é possível encontrar casas antigas erguidas com frame de madeira, embora os exemplos sejam relativamente raros.
  
Mas o que é o sistema steel frame?

O steel frame quer dizer, em tradução livre e literal, “trama metálica”. Uma descrição simplificada e generalista desse tipo de sistema seria o de um esqueleto metálico, com pilares e vigas em perfil I (ou outras variações) que suportam lajes e fechamentos anexados a ele. Algo muito similar a uma estrutura metálica em forma de gaiola. O sistema steel frame literal, com seções grandes de colunas e vigas, pode ser usado para erguer arranha céus.

Light steel frame 

 

No Brasil, quando alguém comenta que vai construir com sistema steel frame, geralmente está falando do light steel frame, o LSF (estrutura de aço leve, na sigla em inglês). O principio é o mesmo do steel frame, mas com perfis muito mais delgados, leves e fáceis de trabalhar, com aspecto bastante parecido com o sistema de fechamento drywall, que pode ser considerado uma espécie de sistema-irmão. O LSF é composto por perfis leves de aço galvanizado dobrados a frio. Esses perfis são unidos de forma a criar a “gaiola”, ou seja, o frame, que pode ser estrutural ou não, dependendo do projeto.  Uma vez montada a estrutura com o steel frame (que, por ser um sistema industrializado, é realizada por empresas especializadas e tende a ser surpreendentemente rápida), uma série de componentes é anexada, como o mencionado drywall, placas ou mantas de material de isolamento térmico e acústico, impermeabilização, telhado e etc. Além desses sistemas, que tendem a ser muito mais racionalizados, se utilizam os outros, comuns de uma construção, como hidráulica, elétrica, caixilharia, etc.  O sistema LSF usualmente tem como limite o número de sete ou oito pavimentos de altura, tornando-se a partir daí, impraticável e voltando a ser um sistema steel frame, com perfis mais pesados, e concepção similar à de uma estrutura metálica robusta.

Construção rápida e limpa

 

Além da velocidade de execução (uma das maiores vantagens do sistema), é importante considerar que todos os materiais e componentes a serem aplicados quando se opta pelo LSF tendem a ser industrializados (e já existem opções integralmente feitas no Brasil) e, portanto, mais racionais e ecológicas. Existe, com o uso desse sistema, uma enorme diminuição no entulho e desperdício gerados em obra em comparação ao convencional utilizado no Brasil, que emprega alvenaria e estrutura de concreto, o que também é um aspecto adequado. O LSF é bastante versátil e interessante. Provavelmente irá se espalhar com crescente força nos próximos anos pelo país, se o boom da construção civil continuar. O problema de aceitação do sistema pelo cliente final consiste apenas em questões culturais, como, por exemplo, o desejo de ter uma parede de “tijolinhos sólidos”, muito comum no interior de São Paulo. Se pensado desde o principio do projeto, o light steel frame é capaz de realizar obras com custo razoável e execução rápida, sem qualquer prejuízo de qualidade ou arquitetura.

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