0 Na medida!

Basta um quadro na mão que as dúvidas na cabeça surgem como um vendaval: onde colocar? A que altura do chão? E a moldura? É possível misturar estilos? Como manter? Para afastar de vez todos os fantasmas, montamos simulações feitas pelo arquiteto Carlos Rossi.
 Uma opção para driblar a disposição clássica é preencher uma área pré-definida com trabalhos de tamanhos diferentes. Neste caso, um retângulo foi desenhado com base na altura das peças maiores e na largura de todo o conjunto e preenchido, no centro, com os quadros menores. 

Altura certa - Para uma boa visualização, os olhos precisam estar na mesma altura da obra. Para isso, recomenda dispor as peças a 1,60 m do chão. Mas isso não é regra: exposições diretamente sobre o piso estão em alta.
Brinque com tons - A montagem das obras foi pautada pela cor da parede: um vermelho queimado. O pigmento está presente em três peças. A exceção é a da direita, cuja figura tem o tom predominante das dispostas no centro.

Sobre o sofá - Para não errar, centralize o quadro tendo como base a largura do sofá, na horizontal, e a distância entre o topo do encosto e o teto, na vertical.
 A fotografia como elemento decorativo está em alta. Aqui, o ponto de partida foi centralizar a panorâmica da cidade de são Paulo para ressaltá-la e, a partir dela, agrupar as outras obras de acordo com o tema e fixá-las, simetricamente, a uma distância de 15 cm do quadro base.
Até no chão - Fotografias apoiadas sobre o piso se tornaram uma tendência na decoração. Para causar um belo efeito, trabalhe com peças grandes, sobrepondo-as de acordo com a altura. Vale ressaltar que esta disposição não é indicada para ambientes de passagens e locais estreitos.

Paspatur para orientar - A cor do paspatur direciona a leitura da obra. Por isso, é preciso experiência para trabalhar com materiais coloridos. Para acertar de primeira, prefira tons que não interfiram no conteúdo, como o bege e o preto. Lembrando que fotografias em preto-e-branco pedem molduras brancas ou pretas, com paspatur neutro.

Na sala de jantar - A composição acima cairia bem em uma sala de jantar de expressiva verticalidade. Por ser uma área de circulação, recomenda-se a instalação um pouco acima do padrão. Se houver um bufê, os objetos devem ficar a uma altura mínima de 40 cm do tampo do móvel, para evitar o choque entre os quadros e os utensílios de mesa.


Aqui, o objetivo era destacar o quadro central. Para isso, ele foi centralizado em relação à largura estabelecida para toda composição – 2,80 m – e tomado como referência para o alinhamento superior. Outra preocupação foi manter a mesma distância entre as quatro obras que o cercam, definindo assim a base para o alinhamento inferior. As demais peças foram usadas para preencher a área pré-estabelecida.


Para toda a vida - Para obras contemporâneas, há vários tipos de montagem, e todos partem de um princípio básico: o vidro não pode encostar no trabalho, algo garantido pelo paspatur (borda em torno da obra). Andrea Angulo, especialista em montagem e conservação, alerta para a importância do paspatur e da cola com pH neutro para evitar a corrosão da peça. E estes devem ser trocados a cada cinco anos em ambientes climatizados e, a cada dois, em casas de praia.

Misture estilos - Combinar quadros com molduras e temas diferentes é um desafio que exige prática e bom senso. O casamento harmonioso entre o clássico e o moderno se deu com a junção dos caixilhos dourados – a maioria em fundo preto – com os maiores, unidos, por sua vez, pela proximidade do tema e da cor.

No corredor - Para que o volume da composição não sobrecarregue o ambiente, escolha um local amplo e com poucos elementos, como um corredor extenso, desde que o quadro de destaque fique centralizado em relação à largura da metragem. 
Antes de perfurar a parede, teste a montagem no chão. Em seguida, transfira as medidas para a superfície com o auxílio de uma fita adesiva.


Trabalhar com obras iguais é sinônimo de facilidade. Uma opção simples e certeira é centralizá-los em relação à largura da parede e alinhá-los com o batente da porta, como estes quadros, colocados a 10 cm do ponto central da parede e a 1,60 m do chão.

Explore o hall - Impressione as visitas logo na entrada da casa, vestindo as paredes com telas grandes e verticais como estas.
Apesar do despojamento, nota-se um equilíbrio nesta disposição, conquistado com o destaque dado a uma obra. Neste caso, a escolhida foi a peça central, a partir da qual as outras foram fixadas, respeitando sempre a distância de 12 cm entre elas.


Cores balanceadas - A explosão de cores foi suavizada pelo uso de tons claros no entorno e nas molduras. Para os mais descolados, o fundo vermelho é uma opção excelente, pois destaca as obras. Agora, se o objetivo for criar um ambiente clean, aposte na parede branca.

Acerte no tema-| Uma dica é delimitar um tema, como foi feita nesta ocasião com obras ligadas à Pop Art. A figura geométrica da esquerda é a única que escapa das cores vibrantes.

Parede livre - Uma superfície vazia, mas de grande visibilidade, seria o local ideal para expor uma composição de proporções semelhantes.


About the Author

I'm Dilipkumar, the founder of Wordpresstoblogger.info. This blogger Template was made by me, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter Wptoblogger

    Other Recommended Posts

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
back to top